Paulo Trajano's profileAlícia Kristhine's profile

Menção Honrosa | Intervenção Centro Histórico

Projeto colaborativo desenvolvido pelos estudantes Alícia Kristhine e Luciana Beatriz (UFPB)Ian Costa e Magnus Pellense (UFRN) e Paulo Trajano (UFPE), sob orientação dos pós graduandos Clemer Ronald (UFPB) e Monica Rosario (UFRN), além dos professores Juliana Demartini (UFPB) e Renato Medeiros (UFRN), para o concurso IVADS 2023 Atelier Virtual Internacional de Projeto. 
★ O projeto foi premiado com Menção Honrosa, ficando entre os 4 finalistas do concurso.
O CONCURSO

O International Virtual Architectural Design Studio - IVADS 2023 foi um concurso ao qual os professores e alunos de universidades diversas exploraram o tema "Intervenções na Preexistência do Centro Histórico de João Pessoa/PB, Edificações de valor histórico no Bairro de Varadouro" com foco na concepção de espaços para a Economia Criativa. Isso envolve o incentivo à multiculturalidade e criatividade por meio de oficinas virtuais, com intuito de experimentar novas formas de ensino e aprendizado do projeto, considerando o cenário pós-pandemia. O concurso está interligado ao 11º Seminário Internacional Projetar 2023 cujo o tema geral desse ano foi "PROJETAR HOJE: PARA QUEM, PARA QUE E COMO?".
A ÁREA DE INTERVENÇÃO

O centro histórico de João Pessoa reflete uma grande herança colonial e cultural. Algumas fachadas dos casarões são voltadas para a praça Napoleão Laureano, recém reformada. Os edifícios possuem proximidade com a estação de trem (CBTU) em que faz um percurso mais sazonal para a cidade grande, com a comunidade do Porto do Capim, a Rodoviária e o posto de gasolina existente. Assim é uma área que hoje está ficando completamente abandonada, onde há edifícios históricos em estado de ruína. ​​​​​​​
O CONCEITO

Rede Amoré se baseia na promoção da economia criativa e no apoio às comunidades locais, destacando a comunidade Porto do Capim como elemento central. Esse conceito busca explorar a partir de elementos da cultura local, a  inspiração para o design do espaço. A ideia de conexão e a valorização de práticas artesanais, como as rendas e as redes de pesca, também são fundamentais para o projeto que homenageia o peixe “Amoré” como um símbolo de resistência e resiliência da comunidade ribeirinha.

O projeto busca criar uma rede de serviços multidisciplinares que não apenas promovam o empreendedorismo local, mas também atuem como agentes de apoio às comunidades, conectando aspectos essenciais como economia, tecnologia, patrimônio, identidade e criatividade. A oferta de espaços para educação, lazer e capacitação profissional tem como objetivo estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras e facilitar a integração da comunidade local. 
VISTAS E FACHADAS
O PROJETO

Esses usos combinados acarreta na preservação histórica, a capacitação e a economia criativa em um edifício histórico restaurado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento da comunidade local. A ambiência criativa é um elemento fundamental e intrincado no projeto Rede Amoré, desempenhando um papel essencial na criação de um ambiente propício à inovação, colaboração e expressão artística. Este conceito não é apenas uma abstração, mas sim uma abordagem cuidadosamente incorporada ao design e ao conceito estabelecido para o projeto, buscando não apenas revitalizar o espaço físico, mas também inspirar a comunidade e preservar sua rica herança cultural.
CRAS E INCUBADORA

O CRAS busca fornecer serviços de assistência social com espaços dedicados ao atendimento familiar e comunitário, assegurando o acesso da comunidade a recursos essenciais. Sua estrutura inclui áreas de recepção, coordenação, instalações sanitárias, copa e uma sala multiuso. Embora não seja uma manifestação da economia criativa, essa prática desempenha um papel importante ao envolver a comunidade local na Rede Amoré. Além disso, o estabelecimento do CRAS surgiu como resposta a uma demanda da população nas áreas de intervenção.

A Incubadora adota uma estratégia de oferecer um ambiente de trabalho colaborativo para impulsionar a criação e o crescimento de empreendimentos locais. Sua infraestrutura flexível inclui salas de reunião, administração e coworking, que podem ser configuradas de maneira adaptável, promovendo a colaboração entre profissionais de diferentes áreas. Além disso, facilita a realização de eventos, workshops e atividades culturais, fortalecendo a conexão entre criatividade, inovação e o espaço de trabalho.
RESTAURANTE AMORÉ

O Restaurante Amoré, concebido para acomodar as necessidades culinárias dos clientes, será dotado de uma cozinha totalmente equipada e áreas de refeições. Destaca-se que, de maneira inovadora, a estrutura de cozinha será compartilhada com o Bar, conectando-os graças a um passa-prato. estabelecendo assim uma colaboração funcional que se estende para além das atividades de preparação de alimentos. Adicionalmente, a cozinha desempenhará um papel importante como local de capacitação gastronômica, permitindo que se promova a disseminação do conhecimento culinário e o aprimoramento das habilidades gastronômicas, contribuindo, assim, para uma dimensão adicional de interação social e aprendizado e possibilidades para geração de renda na experiência oferecida pelo estabelecimento. No salão trabalhou-se com as paredes históricas descascadas e somado a isso foram feitas novas aberturas voltadas para a área externa da edificação vizinha.
BAR DA PRAÇA

O Bar da Praça  abrigará uma série de características, incluindo um setor reservado para acomodação de barris de cerveja, um palco multifuncional destinado à realização de eventos e um espaçoso salão destinado ao acolhimento dos frequentadores . A ideia foi colocar os blocos de banheiros acessíveis próximos a fachada da rua Rosário Di Lorenzo, após eles, vem o balcão do bar na parte central da edificação. Depois disso há o armazém de barris, local pensado estrategicamente para o armazenamento e degustação da cerveja artesanal que seria produzida na comunidade do Porto do Capim.
ATELIÊ RENASCENÇA

No âmbito do Ateliê Renascença, a estratégia delineada visa a concepção de um espaço multifuncional com vistas a possibilitar tanto a produção quanto a comercialização de produtos intrinsecamente vinculados à economia criativa. Esse espaço será adequadamente equipado para atender às necessidades específicas dessa empreitada, incluindo a disponibilidade de estoque, instalações sanitárias, um espaçoso salão de trabalho e uma loja destinada à exposição e venda de produtos criativos. Cabe ressaltar que a seleção dos produtos artesanais a serem produzidos e comercializados no Atelier é definida com base em critérios que enfatizam a autenticidade e a singularidade das criações, reforçando, assim, a conexão direta com os princípios fundamentais da economia criativa.
PRANCHAS DO CONCURSO
Menção Honrosa | Intervenção Centro Histórico
Published:

Menção Honrosa | Intervenção Centro Histórico

Published:

Creative Fields